quarta-feira, 7 de outubro de 2015

DIA NACIONAL DOS MUSEUS

Castelo de Guimarães
Assinala-se esta quarta-feira o Dia Nacional dos Castelos, data instituída em 1984 com o propósito de promover actividades ao longo do País relativas aos castelos, fortes e outros tipos de fortificações, já que estes são uma importante parte da história e reflectem a forma como se vivia diariamente, como se organizava a sociedade, como eram a cultura e vivências das épocas.
Embora esteja a ser alvo de uma intervenção que deverá ficar concluída até ao final do ano, o Castelo de Guimarães, berço da nacionalidade e monumento mais visitado no Norte do País, recebe um conjunto de actividades a realizar não só no Castelo, mas também no Paço dos Duques de Bragança.

O Castelo de Guimarães é um dos monumentos mais conhecidos de Portugal, carregando o simbolismo que lhe foi dado nos anos 40, de berço da nacionalidade. Foi construído pela Condessa Mumadona, no século X, para defesa do recém-fundado mosteiro de Guimarães. Daí em diante, obras de diferentes épocas foram reforçando a capacidade defensiva do edifício. O aspecto atual do castelo foi fortemente marcado pelas obras de recuperação feitas nos anos 40, levadas a cabo no ambiente das comemorações do "Duplo Centenário da Formação da Nacionalidade e da Restauração (1140-1640-1940)".


Para assinalar o Dia Nacional dos Castelos, esta quarta-feira, das 10h00 às 12h00, há música medieval, jogos medievais, espetáculo Medieval «O Castelo e a Fada»
No Paço dos Duques de Bragança, pelas 15h00, realiza-se uma actividade dirigida às crianças intitula-se «Uma viagem ao tempo de D. Afonso Henriques». Será uma iniciativa que vai ao encontro com D. Afonso Henriques e os participantes à volta dos acontecimentos mais marcantes do seu reinado. Depois desta viagem os participantes vão dar azo à sua imaginação, decorando o escudo e a espada do Primeiro Rei, levando estes para casa como recordação.
Fonte:http://www.guimaraesdigital.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário