quarta-feira, 7 de outubro de 2015

DIA NACIONAL DOS MUSEUS

Castelo de Guimarães
Assinala-se esta quarta-feira o Dia Nacional dos Castelos, data instituída em 1984 com o propósito de promover actividades ao longo do País relativas aos castelos, fortes e outros tipos de fortificações, já que estes são uma importante parte da história e reflectem a forma como se vivia diariamente, como se organizava a sociedade, como eram a cultura e vivências das épocas.
Embora esteja a ser alvo de uma intervenção que deverá ficar concluída até ao final do ano, o Castelo de Guimarães, berço da nacionalidade e monumento mais visitado no Norte do País, recebe um conjunto de actividades a realizar não só no Castelo, mas também no Paço dos Duques de Bragança.

O Castelo de Guimarães é um dos monumentos mais conhecidos de Portugal, carregando o simbolismo que lhe foi dado nos anos 40, de berço da nacionalidade. Foi construído pela Condessa Mumadona, no século X, para defesa do recém-fundado mosteiro de Guimarães. Daí em diante, obras de diferentes épocas foram reforçando a capacidade defensiva do edifício. O aspecto atual do castelo foi fortemente marcado pelas obras de recuperação feitas nos anos 40, levadas a cabo no ambiente das comemorações do "Duplo Centenário da Formação da Nacionalidade e da Restauração (1140-1640-1940)".

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO_01/10/2015

Ano Internacional dos Idosos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O ano de 1999 foi proclamado o Ano Internacional dos Idosos pelas Nações Unidas. A proclamação foi oficializada a 1 de Outubro de 1998, o Dia Internacional dos Idosos, pelo secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan. A proclamação tinha como objectivo lançar atenções para o reconhecimento do envelhecimento demográfico da humanidade, a fim de criar compromissos para o amadurecendo de atitudes e potencialidades em empreendimentos sociais, económicos, cultural e espirituais, criando condições para a paz e o desenvolvimento no próximo século.
Muitos eventos ocorreram na ONU e nos países seus membros, com o objectivo de marcar o ano.
Lindas palavras!