sexta-feira, 17 de maio de 2013

DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÂO


Este dia foi instituído e é apoiado internacionalmente pela Liga Mundial de Hipertensão e em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão. O objetivo é divulgar a importância da prevenção, da deteção e do tratamento da hipertensão.
Em Portugal, a cidade de Santa Maria da Feira vai ser a "Capital da Hipertensão 2013" e receber um conjunto de atividades promovidas pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão, ao longo do dia de hoje, 17 de maio, para assinalar a efeméride.
Rastreio da pressão arterial e a diversas sessões de esclarecimento para adultos e para crianças sobre a "Hipertensão Arterial e Estilos de Vida" constam das atividades programadas.
De recordar que, com o objetivo final de reduzir os ataques cardíacos e derrames cardiovasculares, “Hipertensão Arterial” (High Blood Pressure) foi o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde para celebrar o Dia Mundial da Saúde 2013, comemorado anualmente no dia 7 de abril.  
A hipertensão arterial potencia o risco de ataques cardíacos, derrames cardiovasculares e insuficiência renal. Pode ainda causar cegueira, irregularidades do ritmo cardíaco e insuficiência cardíaca. O risco de desenvolver estas complicações é maior na presença de outros fatores de risco cardiovasculares, tais como a diabetes. No mundo, um em cada três adultos tem hipertensão arterial.
No entanto, a pressão arterial elevada pode ser prevenida e tratada. O risco de desenvolvimento de hipertensão arterial pode ser reduzido de várias formas:No entanto, a pressão arterial elevada pode ser prevenida e tratada. 
  • Reduzir a ingestão de sal;
  • Optar por uma dieta equilibrada;
  • Evitar o uso nocivo do álcool;
  • Praticar atividade física de forma regular;
  • Manter um peso corporal saudável;
  • Evitar o uso de tabaco.

Sem comentários:

Enviar um comentário