quarta-feira, 6 de julho de 2011

Novo Bispo de Coimbra

Coimbra: Padre Virgílio Antunes é o novo bispo

O até agora reitor do Santuário de Fátima foi  ordenado no  dia 3 de Julho

Santuário de Fátima
Coimbra, 28 abr 2011 (Ecclesia) – O padre Virgílio Antunes, reitor do Santuário de Fátima é o novo bispo de Coimbra, nomeado pelo Papa Bento XVI, sucedendo assim a D. Albino Cleto.
O sacerdote, de 49 anos de idade, é natural de São Mamede, na Batalha, e todo o seu percurso vocacional e de fé tem estado até agora ligado à Diocese de Leiria-Fátima.
Começou por frequentar o Seminário Menor de Leiria, completando o curso Filosófico-Teológico no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra. Em 1985, depois da sua ordenação sacerdotal, desempenhou funções pastorais nas paróquias da Barreira e das Cortes, durante sete anos.
No mesmo período, foi ainda formador no Seminário Diocesano de Leiria e membro do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional; e lecionou disciplinas como Religião, Português e História, do ensino secundário.
Em 1988, avançou com o projeto do Pré-Seminário na Diocese, tendo sido o seu primeiro responsável.
Entre 1992 e 1996, especializou-se em ciências bíblicas, no Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica de Jerusalém, tendo obtido o mestrado e licenciatura canónica em Exegese Bíblica, com uma investigação dedicada ao Evangelho de São Lucas.
No final deste período de estudos, regressou à Diocese de Leiria Fátima para ocupar o cargo de reitor do Seminário Diocesano de Leiria.
Até 2005, dedicou-se a  projetos como o desenvolvimento do “Ano Propedêutico” para candidatos ao sacerdócio de diversas dioceses do país e a formação de seminaristas, através de cursos, conferências e retiros. Assumiu ainda a planificação e remodelação do edifício do Seminário Diocesano de Leiria, com um conjunto de obras que ficaram recentemente concluídas.
O padre Virgílio Antunes desenvolveu ainda um trabalho na área da comunicação, entre 2000 e 2005, como diretor do jornal semanário “O Mensageiro”, onde tinha também uma coluna de opinião.
Desde setembro de 2008, tinha abraçado a função de reitor do Santuário de Fátima, já depois de ali ter colaborado, durante três anos, como capelão, diretor dos serviços de Peregrinos e de Alojamentos, membro do Serviço de Ambiente e Construções, do Conselho de Administração e do Conselho de Gestão Financeira. No exercício daquelas funções, foi responsável por diversos  projetos, para remodelação de  infraestruturas e a promoção e divulgação da mensagem de Fátima, com destaque para o arranque das celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima.
Coordenou ainda a visita de Bento XVI ao Santuário, no seguimento da vinda do Papa ao nosso país, em  maio do ano passado. A ordenação do novo bispo de Coimbra está marcada para dia 3 de  julho, e terá lugar no Santuário de Fátima.
Numa saudação à sua futura diocese, enviada pelo gabinete de informação do Santuário de Fátima, o padre Virgílio do Nascimento Antunes declara a sua “plena disponibilidade” para ir ao encontro de todo o povo “na realização da missão que a Igreja de Deus lhe confia”.
Aos seus antecessores, D. Albino Cleto e D. João Alves, deixa uma palavra de reconhecimento e amizade, “sinal da grande admiração pelo testemunho de fé e de amor à Igreja, que têm dado” e pelo “trabalho que realizaram nos longos anos de ministério”.
O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto já reagiu à nomeação do novo prelado de Coimbra, realçando que "a sua rica e múltipla experiência pastoral, amadurecida nos diversos cargos que desempenhou, bem como os seus dotes humanos, intelectuais e sacerdotais, são o melhor testemunho de que ele está bem preparado para assumir a responsabilidade pastoral de uma Diocese tão significativa como é a de Coimbra, rica de história e de vitalidade eclesial".
JCP

1 comentário:

  1. Sempre actualizada! Se não fosse o teu Blogue, eu não sabia que Coimbra tinha um novo bispo.
    Deixei de ver e ouvir notícias. Deprimem-me. Nunca se diz, que também há coisas boas a acontecer, embora esta não seja: nem boa, nem má, mas não sabia. Fique informada!........
    JINHOS grandes Carminda

    ResponderEliminar