quarta-feira, 16 de março de 2011

Para completaar a desgraça...Vem radioactividade.

.Japão: Radioatividade libertada para atmosfera após incêndio na central de Fukushima
Ter, 03/15/2011 - 09:55
O incêndio no reator 4 da central nuclear Fukushima 1, a nordeste de Tóquio, libertou substâncias radioativas para a atmosfera, anunciou hoje, em Viena, a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), segundo a AFP.
"As autoridades japonesas informaram hoje a AIEA às 04:50 (03:50 em Lisboa) que o tanque do combustível usado no reator nuclear 4 da Fukushima Daiichi estava a arder libertando radiatividade diretamente para a atmosfera", referiu a agência em comunicado. O incêndio no reator 4 está "aparentemente extinto", segundo diversos "media" japoneses.
As autoridades japonesas decretaram hoje zona de exclusão aérea toda a zona da central nuclear de Fukushima, palco de várias explosões nos edifícios dos reatores nucleares que fizeram aumentar os níveis de radiação na região.
De acordo com a agência Kyodo, a radiação está a um nível 33 vezes superior ao permitido em Utsunomiya, capital da província de Tochigi, zona a norte de Tóquio. Os níveis de radiação em Kanagawa, a sul de Utsunomiya, eram, por sua vez, nove vezes superior ao recomendado.
A China manifestou-se hoje "muito preocupada" com a segurança dos cerca de 30.000 cidadãos residentes na zona mais afectada pelo devastador tsunami que atingiu o Japão na sexta-feira passada.
"Até agora não há relatos de baixas chinesas", disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Jiang Yu, mas "os números (de vítimas) estão constantemente a mudar"".
"Há muitos chineses espalhados por todo o Japão (...) É uma situação muito complicada (...) Há equipas da embaixada da China em Tóquio a trabalhar com as autoridades japonesas", acrescentou a porta-voz.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário